Dicas para introduzir com sucesso um novo alimento para seu cão

  •  

Post

Planejar com antecedência

Na maioria das situações, os proprietários são capazes de prever com antecedência uma mudança de dieta. Certamente, a mais comum é a de um alimento direcionado a filhotes para um direcionado a adultos.

 

A maioria dos cães faz esta alteração próximo ao seu um ano de idade. No entanto, os de raças grandes (ou misturas) amadurecem mais lentamente, levando até 24 meses para atingir o tamanho de um cão adulto. Estilo de vida e exercício também podem ditar mudanças na dieta. Por exemplo, um cão atleta durante períodos de treinamento e competição pode ter uma dieta específica mas voltar para um alimento adulto de manutenção na entressafra. Por fim, alguns animais podem necessitar de uma dieta terapêutica em função de condições específicas de saúde. Em todos esses casos, você deve pesquisar sobre os alimentos, falar com o veterinário e escolher o mais adequado para seu cão, levando em conta a sua idade, estilo de vida e saúde.

 

Fazendo a transição

Aqui estão algumas orientações para isso:

• Faça um processo gradual: Introduza o novo alimento progressivamente ao longo de um período de quatro dias, misturando-o com o anterior. Comece com uma proporção de cerca de 25% alimento novo e 75% do anterior. Aumente gradualmente a quantidade do novo e diminua a do anterior até mudar a dieta por completo.

• Mantenha os hábitos alimentares: Alimente seu cão no horário e local de sempre. Use a mesma bacia e evite outras mudanças mais bruscas na rotina de alimentação.

• Aumente o apelo: Se o seu cão costuma fazer resistência a novos alimentos, você pode aumentar o apelo do novo, servindo-o úmido ou misturado a um pouco de água morna.

• Não se preocupe com uma refeição desperdiçada. Alguns cães podem escolher sua antiga dieta na mistura, deixando a nova dieta, enquanto outros podem escolher apenas o novo alimento. Em ambos os casos, continue a misturar as dietas. Um cão saudável pode perder uma ou duas refeições, ou comer uma quantidade menor, sem efeitos nocivos. Se houver recusa de mais de duas refeições, entre em contato com o seu veterinário.

 

Avalie os resultados

Certamente, o melhor juiz de um novo alimento é o cão. Uma vez que ele tenha aceitado o novo alimento e feito dele a sua nova dieta, mantenha-a assim ao menos por seis ou oito semanas e então avalie seu efeito sobre a saúde e o bem-estar dele. Um alimento que fornece a nutrição ideal irá suportar o peso corporal médio do seu cão, promover uma pele saudável, um pelo brilhante e também fezes com um volume e consistência dentro do normal. Se a dieta for terapêutica para gerenciar uma condição de saúde, agende visitas regulares com o veterinário para monitorar a resposta do seu cão.

Além disso, ofereça água fresca e limpa ao cão livremente. Também é importante manter uma programação de alimentação consistente e verificar regularmente as condições físicas e o peso corporal do seu cão. Lembre-se também que eles precisam visitar o veterinário regularmente para se manterem saudáveis e felizes.